Projeto Estudante Cooperativo tem o objetivo de minimizar as deficiências em aprendizagem nas disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Inglês, oportunizando as crianças e adolescentes o desenvolvimento de competências estudantis e habilidades sociais através do estudo cooperativo. O Projeto atende estudantes do 5º ao 9º do Ensino Fundamental da zona rural e urbana do município de Pentecoste.

segunda-feira, 27 de junho de 2011


 Um mundo extraordinário

          Era uma vez quatro menininhas: Patrícia, Gerliane, Eliana e Paloma, elas adoravam ler. Um dia no caminho da escola, elas encontraram um livro, mas não era um livro qualquer, pois ele brilhava muito e chamava muita atenção.

Quando abriram o livro, a primeira impressão foi que tinha um grande arco-íris debaixo dos seus pés. Ao chegarem ao final do arco-íris, encontraram quatro pôneis que as levaram para um mundo encantado. O que elas não sabiam é que o livro era um portal para as pessoas que gostavam de ler.

 Nesse mundo, havia coisas surpreendentes. No caminho encontraram a chapeuzinho vermelho sendo perseguida pelo lobo mau, e com muito medo elas correram até que deram de cara com três porquinhos construindo suas casinhas. E então descobriram que para onde olhavam viam as historias que já haviam lido antes, tinha O gato de botas, a cinderela, a Rapunzel, o Patinho feio, a branca de neve, entre muitos outros.

Naquela mesma hora encontraram um palácio e resolveram entrar. Bem na entrada, viram duas cadeiras e nelas estavam um rei e uma rainha. Logo conheceram que ambos eram escritores: Patativa do Assaré e Raquel de Queiróz. As meninas foram convidadas para entrar, o palácio era extraordinário. Lá havia uma biblioteca enorme com livros de todo jeito: de contos, poemas, romance, comedia, ação, ficção e etc.

 Quando elas começaram a abrir os livros, as personagens saiam de dentro, era incrível, nunca viram nada assim. Ficaram encantadas com as histórias mágicas que leram. Os livros que elas mais gostaram foram os do Patativa do Assaré e da Raquel de Queiroz, pois falavam dos problemas sociais.

Depois elas viram um livro bem grande, maior que os outros, elas acharam legal e bonito e começaram a ler, o nome desse livro era: o mundo extraordinário. Viram que havia o nome delas no livro e contava a história delas. Quando acabaram de ler, viram de repente que estavam na escola lendo o livro.

Após pensar um pouco, viram que quando lemos viajamos para o mundo encantado, e é a melhor viajem que alguém pode fazer. E então fizeram um livro contando a historia delas, e hoje este livro está em todas as bibliotecas do Brasil inteiro.

Por isso meus amigos leiam, mas leiam com carinho e com a mente aberta, porque com o livro a gente viaja, mas viaja para o mundo da imaginação, pra que melhor viajem que essa?

Patrícia Oliveira, Gerliane, Paloma e Eliana.
( Estudantes de Português do Projeto Estudante Cooperativo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário